Andrea Ladislau

Será que você está se autossabotando?

A autossabotagem impede seu crescimento pessoal e profissional. É necessário ressignificar para poder evoluir

A crença de que você não é merecedor de algo pode gerar pensamentos e comportamentos negativos, que diminuem suas chances de crescimento em várias esferas da vida. A autossabotagem tem essa característica de gerar um bloqueio no seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Pessoas que já se acostumaram a praticá-la, mesmo sem perceberem, não enxergam o seu verdadeiro potencial, deixando escapar várias oportunidades que a vida oferece de superar seus medos e enfrentar desafios que só engrandecem o ser humano. 

Mas, afinal, o que realmente significa esse termo? De que maneira esse hábito nocivo pode ser tratado? Se você tem curiosidade sobre esse tema, continue a leitura e aprenda mais nos tópicos abaixo. 

O que é a autossabotagem?

A Psicanálise vê a autossabotagem como um fenômeno que gera discussões valiosas sobre o inconsciente da mente humana. Nesse caso, o indivíduo estabelece uma crença de que ele não é capaz ou merecedor de algo. 

Dessa maneira, ele sabota seus objetivos pessoais, dificulta seu bem-estar e mina seus próprios desejos. Ele passa a ter comportamentos autodestrutivos, procrastinando tarefas importantes, desvalorizando as conquistas que obteve e sempre criando obstáculos irreais para alcançar o seu sucesso. 

Esse quadro também gera conflitos em suas relações amorosas, sociais e familiares. Por exemplo, por conta de um medo intenso de falhar, o indivíduo evita participar de projetos que requerem um alto nível de atenção da sua parte, justamente porque não sabe encarar o risco de fracasso e quer permanecer preso em uma zona de conforto. 

Quais são os impactos da autossabotagem?

Além do sentimento de inferioridade no trabalho e nos ciclos sociais que faz parte, quem se autossabota passa a ver o sucesso como “mera sorte” e não como uma conquista significativa por conta de seu mérito. 

Esses indivíduos têm o medo intenso de falhar e carregam uma crença de que não são merecedores, assim, ficam estagnados em várias áreas de suas vidas. Geralmente, permanecem nessa inércia reforçando para si mesmos que não estão à altura de novas exigências.

Como alguém pode parar de se autossabotar?

Por meio da Psicanálise, é possível identificar as crenças e os sentimentos que geram conflitos internos para, assim, romper padrões de pensamentos que levam à autossabotagem.

Com apoio de um psicanalista, a pessoa poderá formular e botar em prática estratégias para desenvolver novas formas de agir e de pensar. Dessa maneira, ela poderá superar a autossabotagem e alcançar seus objetivos de uma maneira saudável. 

Entre as estratégias, podemos citar a prática da autovalorização, o hábito de comparar de maneira saudável o próprio comportamento com o alheio e passar a enxergar os desafios que surgem como novas oportunidades de crescimento. 

Se você se identificou com esses padrões de pensamento e comportamento, considere focar na terapia. Preencha seus dados nesse formulário para se cadastrar na lista de espera para novos pacientes.