Andrea Ladislau

Janeiro Branco - Andrea Ladislau Psicanalista - Ipanema - Niterói - RJ

Janeiro Branco: uma campanha pela saúde mental

Em busca da conscientização popular da importância da saúde mental, psicólogos criaram a campanha Janeiro Branco

Assim como o Novembro Azul, o Maio Amarelo, o Outubro Rosa e o Agosto Laranja, o Janeiro Branco nasceu para representar uma campanha a ser divulgada. Uma campanha pelo bem-estar e equilíbrio da saúde mental.

O Janeiro Branco foi criado em 2014 por um grupo de psicólogos que, a partir de diversos estudos, perceberam a necessidade de uma campanha de conscientização sobre o cuidado que devemos ter com a nossa saúde mental. Isso porque, em função das cobranças do trabalho, da mídia e do mundo moderno no geral, o ser humano desenvolveu uma preocupação exagerada com a estética e com o tempo, deixando de lado o cuidado e a atenção com a sua própria saúde mental.

Saúde mental: conscientização para quê?

Saúde mental não é brincadeira. Uma mente doente pode estar acometida por diversos problemas e transtornos variados, como angústias, depressão, medos exagerados, pânico, traumas, síndromes, entre outros, podendo levar a problemas crônicos ou a um grave e triste desfecho. O problema maior é que só nos atentamos a essa realidade quando nossa mente já adoeceu.

Autoconhecimento é o segredo de uma qualidade de vida melhor

Cuidar da saúde mental não é tão complicado. Basta buscar equilíbrio e leveza de forma a não se entregar a questões que possam tirar a nossa paz. O autoconhecimento é um grande aliado neste processo. Devemos buscar conhecer nosso interior, nossas questões, nossos sentimentos, nossas reações e respeitar nossos limites. Ao fazer isso não estaremos negligenciando nosso eu. Assim, fica mais fácil lidar com o mundo a nossa volta e nos relacionarmos melhor com os outros, porque se eu não me entendo e não me conheço, será muito mais difícil ter uma relação saudável com as pessoas a minha volta. E essa boa relação com as pessoas ao nosso redor é super essencial para termos uma qualidade de vida melhor.

Os limites da mente são os limites que devemos respeitar

Assim como nosso corpo possui limites, nossa mente também possui. Nossa mente é muito poderosa, isso é certo. Pode nos ajudar muito, mas também pode nos destruir. Por isso, como eu disse anteriormente, o autoconhecimento é a chave! Preste atenção às suas emoções e como lidar com elas. Um de nossos maiores tesouros e o que devemos almejar é o nosso equilíbrio emocional, porque ele está diretamente ligado a nossa qualidade de vida, porque ele passa tanto pelo aspecto da vivência em si, quanto da harmonia mental propriamente dita.

Janeiro Branco o ano inteiro

Mas lembre-se, sua saúde mental não merece atenção apenas no mês de janeiro. Devemos estar atentos a ela durante todos os 365 dias do ano. Se você possui harmonia e equilíbrio emocional, certamente você consegue resolver suas questões com muito menos sofrimento. O sofrimento e a angústia são gatilhos importantes para sinalizar que algo está errado. E é uma boa saúde mental que trará o sentido para sua vida. É bem verdade que nem todos conseguem atingir esse equilíbrio emocional sozinhos, muitos precisam da ajuda de um profissional especializado. Por exemplo, a terapia é uma excelente ferramenta na construção da plena saúde mental do ser humano. Através da terapia o indivíduo poderá ter contato com seu eu interior e administrar de forma leve os desafios que o mundo impõe a cada segundo.

Enfim, não seja negligente consigo mesmo. Respeite sua mente e seu corpo. Infelizmente, a urgência do mundo hoje, nos faz ver que todos os caminhos levam para a construção de indivíduos mentalmente doentes. Não seja um deles. Busque seu equilíbrio emocional, sua força motora e faça com que corpo e mente andem lado a lado para a conquista de uma qualidade de vida melhor, mais feliz e consciente.

Dra. Andréa Ladislau, psicanalista.

Deixe um comentário