Descubra como lidar de forma saudável com as expectativas sobre o ano seguinte
O mês de novembro está chegando ao fim e, com a proximidade do fim do ano, muitas pessoas mergulham em reflexões profundas sobre suas vidas e trajetórias nesse período. Com a mudança do calendário, somos invadidos por uma atmosfera de recomeço que nos impulsiona a estabelecer metas, montar listas de objetivos e planos a serem realizados ao longo do ano que se inicia, somos inundados por diversas aspirações para o ano seguinte! Mas, você sabe como lidar com as frustrações e expectativas que chegam com o fim do ano?
Certo que existe uma variação muito grande nessas intenções, em vários campos da vida, que vão desde as mais simples até as mais complexas ou com maior grau de dificuldade. Mas não importa, a verdade é que a cada ano renovamos nossas expectativas e nos enchemos de esperança de que, decorridos os 365 dias, todas as metas estabelecidas estejam cumpridas. “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. E é bem isso mesmo: as metas, estratégias e objetivos são valiosos na construção do nosso próprio equilíbrio e bem-estar.
Lidando com as expectativas para o ano seguinte
Para que você possa lidar de forma saudável com as expectativas sobre o ano seguinte, é preciso ter em mente a definição de propósitos e a busca por conquistar objetivos: ações benéficas que contribuem para o aumento da autoestima, o fortalecimento do ego, a renovação do ânimo, a diminuição do estresse e a injeção motivacional. Além disso, quando você tem definido o que, de fato, são essas expectativas, pode agir conscientemente para mudar comportamentos e promover seu autoconhecimento.
Entretanto, o grande desafio é tirar os desejos do papel, eliminar a procrastinação, concretizar os sonhos e não permitir que uma meta não concluída, por qualquer que seja o motivo, se transforme em frustração, sensação de fracasso ou sofrimento. Alguns cuidados são devidos para que essa construção pessoal não se transforme em um pesadelo. Abaixo falarei um pouco mais sobre eles.
- Defina metas concretas e possíveis
É muito importante definir metas concretas e tangíveis. Objetivos reais e alcançáveis. Um dos grandes erros é não se atentar para a viabilidade do que está sendo estabelecido. Definir metas incompatíveis com a sua realidade pode ser um prato cheio para a frustração. Além disso, alguns desejos podem depender também de outras pessoas, ou até mesmo de um tempo maior que 12 meses para se concretizarem. Não adianta fazer uma lista gigantesca de metas a serem alcançadas. Quantidade não é sinônimo de qualidade ou de perfeição. Comprometa-se com o que dará conta de ser cumprido para que seus objetivos não sejam adiados.
- Seja constante.
Tão importante quanto estabelecer metas a cada virada de ano, é preciso ser constante. É necessário cuidar para que esse gás não se perca ao longo dos dias e que não sejamos acometidos por angústias ou sensação de fracasso. Rever as listas de anos anteriores também ajuda a enxergar e refletir sobre o que nos impede de conquistar determinados objetivos.
Emoções saudáveis são o caminho para bons resultados
Quando você identificar quais as crenças bloqueadoras precisam ser derrubadas para que novos resultados apareçam, você terá emoções saudáveis e saberá como lidar com o que já conquistou e com aquilo que não foi possível alcançar. Será capaz de transformar o momento de estabelecer metas em algo produtivo e não em uma competição consigo mesmo.
Meu conselho é que seja determinado, mas não se esqueça que mudar é um processo. Não vale a pena se martirizar e perder a paz. Mais importante do que a conquista é a construção e o caminho a ser percorrido e o quanto de crescimento e aprendizado se obteve ao longo desse percurso. Reflita sobre seus sucessos até aqui, mas não se esqueça que os fracassos também devem ser valorizados.
Transforme suas frustrações em gatilhos para a obtenção de força na busca de caminhos mais assertivos. O melhor a fazer é desacelerar o pensamento e saborear o momento, mantendo o foco, o equilíbrio e cuidando de sua saúde mental para encarar um novo ano e seus novos desafios. Se precisar de ajuda para traçar novas metas e conquistar seus objetivos com equilíbrio, saúde mental e bem-estar, vamos conversar! Fale comigo pelo WhatsApp (21) 97023-8669.
Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista