Andrea Ladislau

Entenda como suprimir mágoas e expectativas em prol do equilíbrio emocional

Descubra como lidar com a quebra de expectativas e sentimentos negativos em favor do equilíbrio mental

A mágoa é um dos sentimentos intrínsecos ao ser humano. Ela está intimamente relacionada à decepção e à frustração, pois, ao se sentir magoado, o indivíduo experimenta sensações de desconforto e angústia. No entanto, a intensidade desse sentimento é individual. Cada pessoa irá senti-lo de uma maneira. 

Alguns podem remoer essa sensação por muito tempo, já outros de forma passageira. O poder de destruição de uma mágoa vai depender de como encaramos as situações. É preciso, portanto, conhecer a si mesmo para avaliar, conscientemente, quais atitudes nos magoam, quais magoam o outro e o motivo disso. Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo.

Como nasce a mágoa

A mágoa nunca vem sozinha, sempre está acompanhada de sentimentos negativos, que alimentam ainda mais a dor, como: raiva, medo, ciúmes, inveja, rancor, indiferença, tristeza, arrependimento e a sensação de ter sido traído, injustiçado ou abandonado. Isso ocorre porque, na verdade, estamos sempre criando e depositando nossas expectativas em algo ou em alguém. 

No entanto, quando elas não se confirmam, vem à tona a sensação frustrante de incapacidade e derrota. A expectativa nada mais é do que a projeção que fazemos de nós mesmos no outro. Projetamos o que idealizamos, o que queremos e desejamos. Mas, esquecemos que somos seres individuais e, por isso, nem sempre essas projeções irão se concretizar. Dessa forma, nasce a mágoa. 

Identificando atitudes que nos magoam 

Quais seriam as atitudes que nos magoam? Se pudesse descrever, quais você destacaria? Provavelmente, sua lista iria conter as causas mais comuns para o surgimento desse sentimento, como: os adjetivos ofensivos, indiferença,  mentiras e ingratidão. Todas essas atitudes fazem parte de uma seleção de ingredientes que resultam no surgimento de mágoas duradouras e severas para um ser humano. 

No entanto, devemos sempre levar em conta que, muitas vezes, esquecemos de observar que o outro só faz conosco o que permitimos. Ou seja, qual é a mensagem que estamos enviando às pessoas e que está determinando o comportamento delas em relação a nós? Essa autocrítica é muito importante para percebermos que alguns casos são provocados por nós mesmos. É muito mais uma questão de dentro para fora, do que de fora para dentro.

Lidando com sentimentos negativos

Vencer a mágoa e não se deixar abalar por algumas atitudes dirigidas a nós é um grande desafio. Essa luta diz muito mais sobre você do que sobre o outro. Para começá-la, o primeiro passo é aprender a se escutar e se permitir ouvir. O verbo “escutar” não é utilizado adequadamente pelo ser humano. Privilegiamos muito mais a fala e a imposição da nossa verdade. As relações são pautadas pela compreensão e o respeito mútuo. Além disso, reconhecer o valor das pessoas também é uma excelente arma contra a mágoa. Ao agir assim, estamos propagando gratidão, o que nos faz crescer e evoluir enquanto seres humanos. 

Se coloque em primeiro lugar e imponha limites

Portanto, se quer eliminar a mágoa, pare de criar expectativas e corra menos risco de se frustrar. Coloque limites no que espera de si e dos outros. A desilusão, sensação de derrota e tristeza constante desencadeiam doenças psíquicas como a depressão e outros transtornos graves e permanentes. 

O ideal é se preservar para não cair na tentação de buscar culpados para as suas decepções. Cultivar mágoas paralisa o crescimento pessoal e a maturidade emocional do ser humano. Ser racional com suas expectativas e eliminar as falsas ilusões fazem parte de um exercício eficaz. Ainda mais para quem quer se ver livre de mágoas ou pelo menos sofrer menos com elas. Afinal, dosar as expectativas ajuda a eliminar a ansiedade e angústia sem ferir nossa autoconfiança. 

Enfim, o equilíbrio, o controle das emoções, a resiliência, o respeito aos nossos limites e aos limites do outro, além do enfrentamento dos desafios de forma consciente, são atitudes que garantem a supressão das mágoas e o bem-estar físico e mental.

Dra. Andréa Ladislau.

Psicanalista.


Deixe um comentário