Andrea Ladislau

Relações tóxicas e sedutoras

Entendendo os sinais, causas e consequências das relações tóxicas

Temos ouvido falar muito sobre relações tóxicas, mas você consegue perceber os sinais, as causas e até mesmo pedir ajuda ou ajudar alguém nesta condição? Relacionar-se não é uma tarefa fácil. Qualquer interação entre duas pessoas é complexa. Nenhuma será equilibrada o tempo todo e nem envolverá seres humanos sempre sensatos. Em um relacionamento, de qualquer natureza (trabalho, amor, amizade, irmãos, pais, filhos, etc.) tendemos a depositar muita confiança e muitas expectativas nas ações e atitudes do outro. Mas, com o tempo, e, conforme vamos aprofundando os relacionamentos, alguns sentimentos e sensações nada agradáveis podem surgir. O encantamento pode dar lugar a medos, mágoas, tristezas e rejeições.

Egoísmo, exigência e complexo de superioridade: como reconhecer pessoas e relações tóxicas

Pessoas tóxicas geralmente são egoístas, preocupam-se apenas consigo mesmas e tornam-se vampiros emocionais, sugando o máximo do outro. Não admitem erros, exigem demais das pessoas e se colocam como superiores aos demais seres.

Ao acreditar não estar a altura de ninguém, ou não ser suficientemente boa para outro, a vítima de quem possui um perfil tóxico, traz impregnada no espírito uma autoestima baixa e tende a repetir ciclos viciosos, atraindo sempre pretendentes com essas mesmas características nocivas. E, como estratégia, o tóxico se aproveita da culpa que sua presa carrega para menosprezá-la ainda mais e, assim, induzi-la a satisfazer suas vontades. Tentar diminuir o outro é uma atitude comum nas chamadas relações tóxicas.

Principais vítimas das relações tóxicas

O tóxico é atraído por pessoas de baixa autoestima, submissas, dependentes e fáceis de serem controladas. Usam de sedução e boa conversa para manter sua presa envolvida em suas artimanhas. Além da ridicularização e do desdém, podem ocorrer mentiras, ofensas e manipulações. Em situações mais agudas, o desrespeito se amplifica e chega à violência física. O maior erro é quando, para melhorar a relação, nos colocamos em patamares inferiores e deixamos de ser nós mesmos para viver e agir conforme o desejo do parceiro. Nos frustramos, já que agradar passa a ser uma missão quase impossível dentro de relações tóxicas.

Como identificar relações tóxicas e abusivas

Faça uma autoanálise para identificar se a sua relação carrega características abusivas ou se é você que não aceita quando o outro não corresponde às suas expectativas. Verifique se existe a presença de sofrimento em sua relação além de fatos pautados por intolerância e individualismo. Muitas vezes, identificar relações tóxicas é difícil, ainda mais quando você se encontra dentro de uma, pois a ótica pela qual você enxerga a relação é diferente da visão daqueles que estão observando de fora. Portanto, é necessário analisar cautelosamente a relação e, caso haja desconfiança, procurar por sinais de abuso.

Amor próprio e autoavaliação

E o que fazer quando se percebe em uma relação tóxica e destrutiva como essa? Pegar para si a responsabilidade de zelar pela paz a dois não resolve. Responsabilizar o outro por todas as mazelas também não. Não é preciso avaliar os papéis de vilão e mocinho, mas sim a dinâmica. O principal é resgatar o amor próprio e a autoestima, ressignificar as experiências ruins, compreender o que faz você se sentir dessa forma e considerar o fato de que se afastar de pessoas assim pode ser a única saída para uma vida tranquila, uma vez que pessoas com esse perfil tóxico nem sempre estão propensas a modificações, principalmente se possuírem evidências de psicopatia.

O abusador provavelmente age assim por já ter sido abusado, mas suas dores não podem justificar suas atitudes. Já o abusado, deve entender que tipo de interação exerce na dupla e como alimenta o comportamento negativo do parceiro. Assim, não repetirá o processo com outra pessoa. Enfim, a autoavaliação e o amor próprio são peças chaves para se curar de relações tóxicas.

Dra. Andrea Ladislau, psicanalista.

3 comentários em “Relações tóxicas e sedutoras”

  1. Katia Regina Graever

    Começar o dia com um texto maravilhoso como esse, não tem preço.
    É isso mesmo ! Ame-se sempre, esteja sempre em primeiro plano, só assim as pessoas serão capazes de nos amar…bom dia

Deixe um comentário