Andrea Ladislau

Mudança: Colocando leveza e amor em nossa vida

Amor, paz, leveza e harmonia: uma mudança para melhor em nossa vida.

Essas são palavrinhas simples e de grande importância para implantar o bem-estar no nosso dia a dia: amor, paz, leveza e harmonia. Todos idealizamos e almejamos esses sentimentos, mas encontrá-los e praticá-los parece difícil e, em alguns momentos, até sofrido.

Bem verdade que continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar um resultado diferente não vai nos levar a nenhum novo resultado ou gerar nenhum tipo de mudança. Já dizia o ditado: não há como colher morangos, se você plantar abacaxis. Da mesma forma acontece com a nossa vida e as escolhas que fazemos nela, das mais simples às mais complexas. Por isso, é essencial que decidamos mudar. E mudar para melhor.

Reveja seus hábitos

O primeiro passo para a mudança é encarar os fatos e obstáculos de frente, ao invés de negá-los ou evitá-los. É necessário rever seus hábitos e sua postura diante da vida; olhar para as situações e enfrentar cada uma delas. Se apareceu um obstáculo que você acha complicado de solucionar, não desista. Ele tem solução e você tem capacidade de superá-lo, por maior que ele pareça. Seja forte e convicto dos seus objetivos, lute por eles.

E não se venda para uma falsa impressão de conforto e nem se entregue ao obstáculo por achar, em um momento de desespero, que não vai dar conta de superá-lo. Você vai, você é capaz! Fique firme e acredite no poder transformador das mudanças. Reveja a forma como encara as situações do dia a dia, principalmente as dificuldades.

Promova a mudança dentro de si primeiro

Antes, pare e reflita: como as mudanças podem acontecer de forma genuína? Certamente, a resposta é: de dentro para fora. Podemos esperar que o arredor ou as pessoas mudem, mas sempre que nos depararmos com uma situação semelhante, os obstáculos continuarão existindo, porque eles estarão dentro de nós.

Portanto, o primeiro passo é serseja sempre sua melhor companhia. Aprenda a estar em paz sozinho, a se divertir consigo próprio. Desta maneira poderá escolher ter pessoas participando da sua vida por escolha própria, e não procurar companhia por causa de um sentimento equivocado de desespero ou carência. Afinal, as pessoas, independentemente de quem sejam, vão sempre entrar e, inevitavelmente, sair da sua vida. EMas você? Vvocê sempre ficarávai ficar.

O equilíbrio dentro da leveza

Dentro desta concepção, afirmo que a vida precisa terser leveza. É necessário termos mais momentos simples, de respostas simples, de amizades simples, de amores simples. A leveza tem que estar presente no nosso dia a dia para que seja mais fácil viver. Afinal, passamos a maior parte de nossas vidas correndo atrás dos nossos desejos e objetivos, passando por frustrações, aguentando pessoas que não noste valorizam ou que não têmtem nada a ver com nósvocê, só porque estamos tentando chegar a algum lugar.

Ganhamos assim, fardos imensuráveis onde, sem dúvidas, as brigas desnecessárias são desgastantes,  as tentativas de mudar os outros ou ser mudado são injustas, tentar sempre convencer de que nós somos quem têm de sua razão é extremamente chato e tudo isso junto forma uma bola de peso gigante que se acumula nas suasnossas costas e nas costas dos que nos cercam.

Por isso, concluímos que tudo em excesso é veneno. E todo excesso está ligado a uma falta. Ninguém é perfeito e nunca vai ser (ainda bem). Nós temos ciúmes, raiva, ambições desmedidas e tantas outras coisas que nos impedem de atingir a perfeição. E não tem nenhum problema não ser perfeito. Aproveite para aprender com suas imperfeições e a desenvolver equilíbrio na vida.

O amor e a leveza numa vida equilibrada

Em síntese, se for para ser amigo, tolere e abra mão algumas vezes do seu orgulho em estar certo. Se for para amar, confie e seja agradável. No trabalho, se esforce, mas lembre-se do seu valor e de que o trabalho não é tudo na vida., tTambém temos que viver o que o mundo por si só nos dá. Se for pra viver, que seja o mais fácil do difícil, que tenha sorrisos, que tenha borboletas na barriga, que tenha leveza e, mais que isso, que tenha amor. Muito amor; amor próprio e amor por tudo o que está a sua volta. Portanto, estando mais leve e equilibrado, entendendo que as situações do cotidiano, mesmo as mais conflituosas, são carregadas de aprendizado, você consegue enxergar o mundo com um outro olhar, trazendo leveza para a alma e para sua própria vida.

Dra. Andréa Ladislau, psicanalista.

Deixe um comentário